domingo, 3 de outubro de 2010

Chegada, Procura e Descanso

Olá a todos,
Esta será a primeira entrada deste novo blog que criei, de propósito, para deixar algumas histórias e episódios da nossa viagem e erasmus em Varsóvia.(Nossa leia-se Eu, João Puga Leal e Francisco Parreira do Amaral)
No facebook estão todas as fotos que temos tirados e diariamente acrescentamos novas. No entanto vou deixar aqui algumas que sejam mais relevantes aos textos.

Começo por explicar o nome do Blog:
Jak Leci quer dizer, como estás! e Ziom é uma forma de tratamento para amigos...o que se traduziria como 'táss bem puto'.



Chegada
Bem a viagem não tem segredos visto que são umas belas 4 horinhas de avião que passam a ver filmes, a tentar descobrir como e o que se há-de comer no avião e a arranjar cunhas com as hospedeiras para ter almofadas para poder fechar os olhos.

Quando chegámos tivemos a habitual espera de bagagens. Para aqueles que estão curiosos, sim trouxe a minha guitarra, sim estive uma data de tempo à espera na bagagem fora de formato, sim não estava mais ninguém lá a não ser eu e um chapéu de chuva que alguém trouxe de Lisboa para cá.

Antes de partirmos tínhamos pedido a ajuda de uma mentora, embora não fizéssemos a mínima ideia de que iria ela tratar.
A nossa mentora chama-se Ola, um shortcut, como eles dizem do nome, Alexandra.
É a típica polaca, mas para grande desilusão, não tão típica lol...digamos que é branca, loira, olhos claros e que é a pessoa mais disponível do mundo, quase a nossa mãe aqui.
Esta simpática rara criatura, já tinha preparado para nós bilhetes semanais, mapas, e guias para a cidade. Estranhamente fala melhor espanhol do que inglês e isso não é tão incomum como pode ríamos imaginar aqui na Polónia.

Ao fim de várias voltas, levantamentos de dinheiro polaco, os zlotys e de mais umas quantas voltas, lá aterramos na nossa primeira morada no distrito de Ochota (leia-se o c e o h da garganta) na rua Mianowskiego entre a rua Pluga (leia-se Puuga como o apelido do João) e Rapackiego.



Ficámos numa casa de uma amiga de amigos, para nosso azar a casa tinha 1 só quarto, com uma só cama, 1 só casa de banho e mais uma e uma só sala com cozinha.
Nada de perguntas como dormiram 3 marmanjos durante 9 ou 10 dias numa só cama de casal, mas podem tentar adivinhar. Enfim lá nos ajeitámos durante esse tempo todo, e a verdade? Sobrevivemos sem tv, sem camas para três, sem torradeira, sem panelas durante 5 dias, sem almofadas e mantas, sem sofá...o que nós chorámos, lol mas quem dá 10 recebe 100 e brevemente saberão do que falo.
Procura

Vou ser breve neste tópico porque o que está no meio será contado como episódios em separado.
Digamos só o seguinte, vimos 7 ou 8 casas, fora as que vimos em jornais de aluguer.
Chegámos a esperar 1 hora para entrar numa casa e nem sequer lá por os pés porque alguém a alugou. Apanhámos chuva, andámos perdidos e a correr de um lado para o outro, estivemos em casas com senhorios a desistir do aluguer no momento em que dissemos que as queríamos, enfim muita dor de cabeça.

Descanso

Digamos que todos nós passaremos a jogar no número 32 no euromilhões! Porquê?
Será óbvio quando virem a casa ou eu vos disser o que temos no chamado apartamento 32 da agência Realstate.
O apartamento número 9 do condomínio da rua Maszynowa é simplesmente uma das melhores casas que um estudante algum dia terá, aqui na nossa sala está uma televisão gigante, um sistema 5.1 surround instalado pela sala toda, um leitor de dvd, 3 sofás gigantes em pele, uma mesa extensível, entre muitas outras coisas que incluem uma palmeira...
A cozinha é digna destes 3 chefes portugueses!
Forno, microondas, placa eléctrica, máquina de lavar, tudo novinho em folha.
O senhorio deixou-nos tudo isto e muito mais, ofereceu-nos colchas novas e almofadas novas e mostrou-se a pessoa mais disponível do mundo. A casa tem 75 m2 e é novíssima, há duas casas de banho e numa delas há quase um jacuzzi...

Bem foi exaustivo mas serviu para mostrar o paraíso onde aterrámos, sem saber bem como...entretanto tudo isto foi acompanhado de uma série de aventuras, SAíDAS e novas amizades.

Sejam bem vindos à Polónia, um país fantástico, cheio de mulheres lindas, olhos fantásticos, corações abertos, uma história de vitórias e muita gente boa.

Jak Leci, aqui é obrigatório!!!

Do widzenia (até logo)

2 comentários:

  1. Isso tudo é mesmo verdade ou a foto é um recoste de uma revista de decoraçao, ahahahahah
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar