terça-feira, 5 de outubro de 2010

Przystanek e Stanik


Se há coisa que na Polónia deve ser mencionada é a rede de transportes.

Apesar de existir apenas uma linha de metro, gigante diga-se, o que se deve ao facto de terem levado 50 anos a pensá-la e a fazê-la, levando muitos polacos a dizer...a próxima linha? 2034 a 2050, talvez, o resto dos transportes têm todos o seu valor inegável.

Comecemos pelos eléctricos ou como nós chamamos por causa da palavra em inglês os trams.

Estão por toda a cidade e alguns passam para a parte de Praga, ou seja sobre o rio Wisla (leia-se visuá), existem vários modelos, dos antigos bem cansados aos mais recentes e modernos, como já existem alguns em Lisboa. Estão para o metro de Lisboa quase na mesma proporção e número de utilizadores pois são mais eficientes em curta distância que o resto dos transportes.

Os condutores não são grandes espingardas no que toca a acelerar e travar, pois já voámos algumas vezes de um lado para o outro. Quanto a portas afastem-se delas, se algum dia deixar de tocar guitarra por falta de dedos, culpem os trams sem qualquer dúvida.


Mas voltando aos elogios à rede de transportes, há também que falar dos autocarros. Além dos habituais autocarros diurnos, que estão sempre cheios, passam por todo o lado e nunca chegam a horas, existem sempre os N's. Estes são uma bela solução para os amantes da vida nocturna.


Passam por toda a cidade durante noite e madrugada para apanhar os noctívagos e descarregam toda a gente na estação central para que cada um possa então retomar o caminho para casa noutro N.

A estação central é um sítio meio marado mas super tranquilo, tem todo o tipo de pessoas e o mais certo é alguém cravar uns zlotys, mas tudo sem maldade nem stresses.

Neste belo lugar tivemos também uma aventura interessante...Sabíamos que os nossos night buses eram o N35 e o N85...o que não sabíamos, nem ainda sabemos é de onde partem...porque veja-se nas paragens existem coisas como...daqui parte o N34,N36 e N37 e dali parte N83,N84 e N86...engraçadinhos dos polacos não?

Bem não vou abordar aqui os táxis porque isso é um mundo à parte e merece um só post o que vou fazer é explicar o porquê deste título...

Vejamos, quando 3 portugueses se encontram num lugar desconhecido, com uma língua desconhecida o que é que eles fazem?

A todos os que disseram metem-se com as polacas, a resposta está obviamente certa...

Mas todos os que pensaram, inventam, teriam a total cotação porque essa é realmente a resposta certa.

Ora todos os dias a o ouvir polaco o que nos saltou mais foi a frase que se repetia diariamente nos trams e autocarros...nastepny przystanek e à frente o nome do sítio para onde o tram se dirigia...com um pouco de pensamento lá percebemos que isto seria próxima estação.

O curioso era que nós não sabíamos pronunciar e przystanek (deve ler-se prechestanek), mas a palavra fazia-nos rir que nem perdidos, isso levou-nos a andar 8 dias a repetir algo como stanik.

Agora a parte interessante...os vossos familiares e amigos andaram a gritar e a rir sobre a questão, durante 8 belos dias, a palavra que em polaco significa nada mais nada menos que Soutien!!!

Coincidência? era ser outra coisa qualquer...

2 comentários: